Links

­ LORENA E RAFAELARAFA TVBLOG RAFA TVTWITTER LORENA & RAFAELAINSTAGRAM LORENA & RAFAELA

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Barra de progresso

Como elas funcionam? Entenda as medidas e velocidades da informática
Quem já baixou algum arquivo da Internet ou instalou um programa no computador,  já viu aquelas barras que exibem o progresso do download ou da instalação do aplicativo, certo? Certo. O que muita gente pergunta é como elas funcionam e se os dados que elas exibem são fiáveis. Bem, vamos tentar entender um pouco o funcionamento dessas barrinhas. Primeiro, precisamos saber que existem barras que exibem o progresso das mais diversas tarefas, como por exemplo: download de um arquivo da Internet, instalação de um programa, cópia de arquivos entre pastas em um computador ou entre computadores de uma rede, trabalho específico de um software como por exemplo a compilação de um vídeo em um dvd, etc.


Progresso de download



Você já deve ter observado que as informações da barra de progresso de download variam bastante, não? Por que isso acontece?

Vamos lembrar como funciona a Internet e a conexão de um pc.

Quando contratamos um serviço de acesso à Internet, temos vários planos de velocidade para escolher de acordo nossas necessidades e principalmente o nível de alegria do bolso. Os planos podem ir de parcos 100 kbits/s (sim, ainda tem operadora que oferece essa merreca de velocidade) até dezenas de megabits por segundo.

Pois bem, muita gente contrata uma certa velocidade e quando vai fazer um download, se decepciona ao ver que a velocidade está muito abaixo daquela contratada. Vamos entender o motivo para isso. Para tal iremos, primeiramente, entender a relação entre as diversas medidas de espaço ocupado por um arquivo no computador ou de velocidade na Internet:

 bit - menor unidade de medida. Pode ser usada para representar dois estados de informações, como Sim ou Não.

Byte - 1 byte é igual a 8 bits. Em termos de armazenamento de dados, podemos dizer que em um arquivo de texto do Word por exemplo, cada caractere ocupa cerca de 1 Byte de espaço no hd;

Kilobyte - 1.024 bytes. À partir daqui, cada unidade de medida equivale a 1024 unidades da medida imediatamente anterior. O Kilobyte pode ser abreviado para KByte ou KB;

Megabyte - 1.024 Kilobytes. Abraviações: MByte ou MB. Um arquivo de música em mp3 ocupa cerca de 1 Megabyte por minuto de duração. Um vídeo mpeg com qualidade razoável pode ocupar cerca de 10 Megabytes por minuto e um vídeo de boa duração, cerca de 30 Megabytes por minuto;

Gigabyte - 1.024 Megabytes. Abraviações: GByte ou GB. Um filme de boa qualidade pode ocupar cerca de 1 Gigabyte. As memórias de computador doméstico estão agora na casa dos Gigabytes;

Terabyte - 1.024 Gigabytes. Abraviações: TByte ou TB. Os discos rígidos domésticos mais recentes chegaram agora à casa dos terabytes. Já temos discos rígidos no mercado com capacidade de mais de 1 Terabyte;

Petabyte - 1.024 Terabytes. Abreviações: PByte ou PB. 1 Petabyte é muita coisa para um computador doméstico. À partir dessa grandeza, essas medidas podem ser vistas em grandes servidores, nos quais podem ter dezenas ou centenas ou mesmo milhares de processadores e discos rígidos para se chegar à essa medida;

Exabyte - 1.024 Petabytes. Abreviações: EByte ou EB;

Zettabyte - 1.024 Exabytes. Abreviações: ZByte ou ZB;

Yottabyte - 1.024 Zetabytes. Abreviações: YByte ou YB;

Brontobyte - 1.024 Yottabytes. Abreviações: BByte ou BB;

Geopbyte - 1.024 Brontobytes. Se o Exabyte é uma medida para a qual iremos demorar muito a ver em um pc, imagina essa. A menos que novas descobertas proporcionem um salto gigantesco para a tecnologia, levaremos milhares de anos para isso.

As operadoras oferecem o serviço em bits enquanto a velocidade de download é medida em Bytes. Mas, qual é a diferença? A diferença é que um Byte contem oito bits como vimos acima. Portanto, para saber a velocidade de download em Bytes, divida a velocidade em bits por oito. Se, por exemplo, a velocidade contratada é de 1 megabit por segundo, e considerando que 1 megabit equivale a 1.024 kilobits, dividimos 1.024 por 8 e obtemos uma velocidade máxima de 128 Kilobytes por segundo.

Mas, por que as operadores de Internet usam o bit ao invés do Byte se tudo mais, ou quase tudo, é medido em Bytes? Por uma razão muito simples: para passar a sensação de que está vendendo um produto muito melhor ou muito mais veloz do que realmente é. O usuário sem conhecimentos logicamente irá preferir uma Internet de 10 megabits por segundo ao invés de uma de 1,25 Megabytes por segundo.

Quanto à pergunta inicial, se podemos confiar no tempo de download informado, eu diria que podemos, apesar da grande oscilação nas informações. Isso acontece porque o sinal de Internet não é contínuo. A velocidade real depende de diversos fatores, entre eles: o número de usuários conectados, o número de programas abertos no computador, o número de programas acessando a rede e o número de downloads simultâneos no computador. Depende, ainda, do número de usuários baixando o mesmo arquivo ou acessando o servidor aonde está o arquivo, alem da configuração do hardware do usuário.

O tempo e a porcentagem de download são medidos mais ou menos assim: tamanho do arquivo dividido pela velocidade de download no momento. Como essa velocidade pode variar, a cada momento o cálculo é refeito. Temos que considerar ainda a impossibilidade de se saber exatamente o espaço que está sendo ocupado pela parte já baixada e talvez o cálculo ser feito por estimativas.

Como exemplo, vamos supor um arquivo de 10 Megabytes, o que dá 10.240 Kilobytes, a uma velocidade inicial de 200 Kbytes por segundo.

10.240 / 200 = 51,2 segundos.

Se ao iniciar o download a velocidade era de 200 KBytes por segundo e, tendo passado 5 segundos, a velocidade caiu para 100 KBytes por segundo, teremos, por estimativa, baixado 1.000 KBytes. Estariam faltando 9.024 KBytes, agora na velocidade de 100 KBytes por segundo. O tempo inicial de 51,2 segundos, nesse momento, estaria em 46,2 segundos (51,2 - 5 = 46,2). Refazendo os cálculos, portanto, teríamos: 9.024 / 100 = 90,24 segundos.

Aqui vimos que, mesmo já tendo baixado uma parte do arquivo e já tendo passado quase 10% do tempo inicialmente estimado, o mesmo quase dobrou. Aqui foi possível entendermos como os dados são influenciados.

Progresso de instalação de programas



A instalação de um programa pode ser apresentada de diversas maneiras, dependendo de como o software foi programado para informar o progresso. Dependendo do programa, dezenas, centenas ou milhares de arquivos são copiados para diferentes locais do disco rígido. A barra de progresso pode exibir a porcentagem de arquivos já copiados e uma estimativa do tempo de término com base nesse número e no tamanho do arquivo, talvez considerando, também, a velocidade de processamento do hardware, que interfere diretamente no tempo.

Quando o progresso é baseado apenas no número de arquivos, poderá haver momentos em que se demora minutos para a barra alcançar 1% e de repente ela avança 50%. Isso pode ocorrer quando se está copiando um arquivo muito grande e em seguida se tem vários arquivos muito pequenos. Em muitos casos, a instalação ainda manipula o registro do windows para guardar informações necessárias à validação e funcionamento do programa e tudo isso é contado.

Há ainda aqueles instaladores que copiam os arquivos ou baixam o instalador real da aplicação pela Internet e considera o download como 50% do progresso e a instalação como os outros 50%. Como, dependendo da velocidade da conexão, pode demorar horas para baixar o instalador, a sensação é que a instalação levou horas para instalar a metade do programa e instalou a outra metade em poucos segundos.

No caso de processos internos de um programa, como por exemplo a realização de um backup ou a queima de um dvd, o processo é semelhante á instalação de um programa.

Aqui terminamos esse pequeno artigo sobre o funcionamento e fiabilidade das barras de progresso. Espero que seja útil para alguns pelo menos. Abraço e até a próxima matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie-nos seu comentário, crítica ou sugestão.