Links

­ LORENA E RAFAELARAFA TVBLOG RAFA TVTWITTER LORENA & RAFAELAINSTAGRAM LORENA & RAFAELA

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Access VBA - Variáveis módulos e funções

Hoje estou deixando um exemplo que eu elaborei para mostrar como usar funções, variáveis e módulos em um aplicativo vba, fazendo com que o tempo de programação reduza bastante, pois essas técnicas ocupam muito menos linhas de código em diversas situações. Deixo tambem um vídeo aonde eu explico como usar esses elementos e, para completar, um texto com algumas outras explicações. O material aqui postado destina-se aos programadores em início de aprendizado. Espero que seja útil.



Programação VBA - Usando variáveis, funções e módulos

Quando começamos a aprender programação, somos apresentados a três grandes amigos: O If, o Else e o Then. Com essas instruções, que significam SeEntão e Caso contrário, podemos passar um grande número de comandos para o nosso programa.Isso todo iniciante em programação sabe, certo? Acontece que, por vezes, precisamos referenciar uma mesma ação diversas vezes utilizando os mesmos campos em diversos formulários. Imagine um sistema com 1 formulário. Esse formulário tem um subformulário que pode receber como fonte de objeto 20 outros formulários que contem, cada um, 20 botões de comando para o qual o usuário irá clicar em um desses botões dependendo de uma escolha. Imagine ainda que tenham 20 caixas de texto que Irão guardar a escolha do usuário no formulário principal. Se formos escrever tudo isso em Ifs e Thens, serão necessárias umas 40 linhas de código para cada botão. Multiplicando 40 por 20 botões e ainda por 20 formulários, chegaremos ao total de 16 mil linhas de código. Isso para cada tipo de comando que necessitarmos passar ao nosso aplicativo. Agora, imagine que dependendo da situação, precisaremos passar uns cinco tipos de comando diferentes. Essas 16 mil linhas pulam para 80 mil linhas de código. Mesmo copiando e colando o código em todos os botões, isso levará um bom tempo para ser feito, concorda? É aqui que entram as variáveis, as funções e instruções como Do e For. A matemática nos ensina que uma variável é um termo utilizado para representar um valor desconhecido, que pode assumir uma infinidade de valores dependendo da necessidade. Na programação, variável é um objeto capaz de armazenar na memória um valor ou uma expressão. As variáveis são usadas em tempo de execução, ou seja, uma vez fechado o objeto do qual ela faz parte, seu valor se perde. E o que são funções na programação? Uma função pode ser compreendida como um encapsulamento de instruções e variáveis que podem ser chamadas a qualquer momento por diversos controles sem a necessidade de escrevê-los repetidamente para cada controle. Existem funções privadas e funções públicas. As funções privadas só podem ser chamadas por controles que estejam dentro do formulário ou relatório no qual ela foi declarada. Esse tipo de função deve ser usado em casos aonde os comandos serão utilizados apenas para o objeto do qual a função fizer parte . As funções públicas, por sua vez, podem ser chamadas em qualquer formulário ou relatório. Se os comandos que você vai passar para o aplicativo precisar ser repetido para mais de um objeto, sendo esses objetos, formulários, relatórios, consultas, macros, etc, declare a função como pública. Quando temos diversas funções, podemos abrigá-las em módulos. Instruções como Do e For servem para fazer com que um comando seja repetido enquanto uma condição for verdadeira. Por exemplo:

Do While Variável <= Campo → Faça enquanto a Variável for menor ou igual ao Campo

For Each txtVar In Me.Controls → Para cada txtVar na minha lista de controles

A instrução Do termina com um Loop, que faz com que a instrução seja repetida até que a condição imposta deixe de ser verdadeira. A instrução For termina com um Next, que faz com ela passe para o próximo controle da lista após analisar o controle anterior. No caso citado acima, é essencial que os objetos e controles do aplicativo tenham nomes em comum. Por exemplo, se temos 20 formulários, 20 botões de comando e 20 caixas de texto, usaremos como nomes para os formulários frm01 até frm20, para os botões, usaremos btn01 à btn20 e para as caixas de texto usaremos txt01 à txt20. Dê uma olhada no vídeo aqui postado e nos módulos aplicativo para entender melhor como tudo isso funciona. Espero que goste e que possa ser útil para o seu aprendizado. Pode ser que esse texto passe por edições periódicas afim de ficar cada vez mais mais completo e claro de ser entendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie-nos seu comentário, crítica ou sugestão.