Links

­ LORENA E RAFAELARAFA TVBLOG RAFA TVTWITTER LORENA & RAFAELAINSTAGRAM LORENA & RAFAELA

segunda-feira, 12 de abril de 2021

A velhice é a infância ao contrário - Reflexão


INTRODUÇÃO


Hoje, quero discorrer sobre um fenômeno do qual todos viemos e outro pelo qual (quase) todos nós passaremos. Esse último, que será o foco principal desse breve discurso, só os que morrerem cedo não conhecerão.


A INFÂNCIA


O primeiro é a infância, aquele período de descobertas, de aprendizado, que definirão nossa personalidade e nosso modo de viver nesse mundo. Aqui, aprendemos lições que levaremos para a vida inteira. É aqui que as lições de nossos pais fazem efeito, pois estamos com a mente limpa, prontinha para ser moldada. Nessa fase, tudo é  mais fácil e rápido de ser fixado no cérebro.

A VELHICE


Esse é o principal foco desse modesto desabafo. Por que? Você deve estar se perguntando. Ok, vamos raciocinar um pouco sobre como o mundo vê a velhice e trata seus idosos, principalmente, os pais, com quem vivemos mais diretamente.

Eu confesso que fico deveras angustiado ao ver como alguns filhos tratam seus pais já velhinhos, como lhes falta paciência para lidar com as falhas e deficiências impostas pela idade. Como ficam irritados quando a pessoa que lhe tanto lhe amou e ainda ama, que muitas vezes, tirou da boca para dar de comer ao filho, deixa cair um copo ou fica com as mãos trêmulas ao levar a comida na boca ou quando não conseguem aprender ou assimilar a forma de fazer alguma coisa. Lembra que a infância é nossa fase de aprendizado? Lembra que eu disse que a velhice é a infância ao contrário? Então, não adianta querer que seu pai ou sua mãe, de idade bastante avançada, aprenda algo na marra. Eles estão desaprendendo as coisas. O cérebro está em processo de finalizar sua capacidade de reter informação e as forças estão se acabando, ao contrário da infância, onde as forças estão em processo crescente e o cérebro só aumentando sua capacidade de guardar dados. Ao querer força-los a algo que não tem mais como conseguir fazer, estamos só piorando a vida deles, deixando-os tristes e desiludidos e causando-lhes dor e sofrimento. Dor na alma, a pior que existe.

Com os idosos, temos que ter paciência, mais do que com crianças, pois essas, estão em processo de evolução, essas, enquanto os idosos estão em processo contrário.

Só queria mesmo passar meu ponto de vista para que possamos meditar sobre a fase da vida pela qual todos nós iremos passar.

E, lembre-se, nossos filhos são nosso reflexo. Como você quer eles te tratem no futuro, quando não tiver mais forças para aprender ou para sequer, caminhar?

Reflitamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie-nos seu comentário, crítica ou sugestão.